Moda, Tendências
Diretamente do túnel do tempo
Almanaque fashion dos anos 80 ou seria de 2018? Bom visivelmente a moda é cíclica e tudo que ontem era fashion e hoje é brega, amanhã poderá voltar a ser ultramoderno!
Estamos vivendo um “boom” oitentista, e é claro com uma pegada dos anos noventa, talvez seja porque as mulheres estão tomando altos cargos executivos cada vez mais cedo, ou porque somos todos saudosistas. Enfim, o fato é que a cada temporada os estilistas se inspiram em alguma composição daquela década.
Acho até que classificar um grupo de executivos jovens sedentos por poder e status como yuppies não é mais brega! Pra quem não sabe “Yuppie” é uma derivação da sigla “YUP”, expressão em inglês para “Young Urban Professional”, ou seja, Jovem Profissional Urbano. Se você mal está no ultimo ano da faculdade, sempre no circuito fashion e possui um negócio rentável, então seja bem-vindo ao grupo dos yuppies.
Se olharmos para o lado, podemos perceber que fomos invadidos pelos óculos no estilo wayfarrer, laços, cintura alta e cores flúor.
Quando atingimos certa idade lembramos apenas o que foi bom, da nossa juventude, dos tempos em que as pessoas eram boas. E se pararmos pra pensar, a década de 80 foi caracterizado pela esperança, o Brasil se livrava da ditadura militar e o muro de Berlim desabava, todo o mundo vivia um período otimista!
Às vezes me pego pensando como será o mundo dos meus filhos se eu mesma já tenho de conviver com a moda do dinheiro na cueca, presidiário querendo ser candidato, lava-jato, pai que joga filha pela janela, filha que mata pai e atentados terroristas… É, prefiro mesmo me lembrar apenas de quando brincava de Atari, assistia o Silvio Santos, escutava Balão Mágico, sonhava em ser paquita da Xuxa, me perguntava “Quem matou Odete Roitman?” e por fim, queria apenas um dia poder usar as ombreiras de minha mãe!
Dicas:
- As cores Flúor são bem vindas, entretanto deve-se ter mais cautela na combinação. Aposte nos acessórios e esmaltes pra dar uma quebrada no pretinho básico.
- Jamais exagere, não abuse das peças que reverenciem o passado, o legal é dar uma misturada com uma peça moderninha. Lembrem-se estamos em 2018!
- Se você não quer chamar a atenção pro quadril, por exemplo, procure evitar calça com cor fluorescente, pois a tendência desta coloração é evidenciar e chamar a atenção.
- Maxi jóias, na cor dourada, também estão com tudo. Mas cuidado pra não exagerar, se usar brinco não use colar, tem que saber dosar para não ficar parecendo uma árvore de natal.
- A década de 80 foi evidenciada também pela explosão de academias em todos os cantos, sendo assim as calças de moletom e fuseuax saíram de lá e ganharam as ruas. Em 2018 a nova tendência são as pantacourt com listras laterais. Dá pra usar tanto de salto quanto de tênis.
- Pregas, drapeados e estampas, mas cuidado se tiver mais cheinha procure usar em tom mais escuro e preste muita a atenção no tipo de drapeado para evitar o efeito balãozinho.
Deixe um comentário